Tudo o que você precisa saber sobre a ISO 31000

setembro 1, 2021

A sigla ISO significa International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Em termos simples, é uma forma de estabelecer normas relacionadas a produtos e serviços a fim de melhorar a qualidade dos mesmos. A ISO 31000 é apenas uma entre tantas outras ISOs, mas, em se tratando de gestão da qualidade, é super importante saber o que ela determina.

Siga a leitura para entender tudo sobre o tema e, se tiver dúvidas, não hesite em nos contatar!

O que é a ISO 31000?

A ISO 31000 determina algumas diretrizes para a gestão de risco. Sua instituição de saúde trabalha com gestão de risco? Nós temos um post sobre análise de risco aqui, no qual contamos como o Quaent pode ajudar a gerir esse processo e como ele se aplica à gestão da qualidade como um todo.

A ISO 9001 já trazia alguns requisitos sobre gestão de risco, mas, depois de algum tempo, tais requisitos foram retirados dessa norma e então criou-se uma ISO específica para eles: a ISO 31000.

Quando falamos sobre gestão de risco, a ISO 31000 define risco como tudo o que pode ocorrer e causar um dano, seja um dano para um cliente, um colaborador, a empresa ou a sociedade como um todo, entre outros tipos de problemas.

Em uma instituição de saúde, é muito importante conhecer quais riscos esse tipo de lugar apresenta – e existem inúmeras formas de fazer isso. A ISO 31000 não propõe uma metodologia específica, apenas prevê que é necessário conhecer, tratar e tentar mitigar os riscos.

Como determinar quais são os riscos?

Para determinar quais são os riscos reais dentro da instituição, é muito importante que haja o conhecimento dos processos, ou seja, que se mapeiem todos os processos – no Quaent, os processos mapeados ficam no módulo de gestão de documentos. Também temos um post sobre isso aqui.

A partir do momento em que os processos estão mapeados, é muito mais fácil visualizar quais são os possíveis riscos que cada tarefa possui.

Em um laboratório de análises clínicas, por exemplo, qual é o risco de um colaborador cadastrar um exame erroneamente? Qual o risco de um coletador fazer uma coleta e colocar em um tubo errado? Em um hospital, qual é o risco de o paciente ser classificado como urgência e emergência, na pré-triagem, de forma incorreta?

Esses riscos acarretam problemas futuros e, com isso, consequências e danos não só ao paciente, mas também à empresa.

O Quaent e a gestão de risco

O Quaent, sistema de gestão da qualidade mais completo do mercado, pode ajudar a colocar a ISO 31000 em prática.

O módulo de gestão de risco conta com a matriz de probabilidade versus impacto, que permite, de forma bastante fácil, classificar os riscos, verificar as barreiras que podem ser realizadas para que eles não virem uma incidência e, se por acaso essa incidência vier a acontecer, é possível registrá-la para olhar mensalmente como está o sistema na sua empresa.

Se você quer conhecer mais sobre o módulo, entre em contato conosco pelo formulário que está aqui no nosso site. Lembre-se de que você também pode testar o Quaent gratuitamente clicando aqui.

Se gostou do post, não deixe de nos acompanhar também no FacebookInstagramLinkedIn e YouTube. Esperamos você!

>