Instituições de saúde como laboratórios, clínicas, hospitais e farmácias possuem funções que fazem com que sejam úteis a todas as pessoas, em diferentes momentos, por diferentes motivos. Sendo assim, os fatores que fazem com que os clientes escolham uma instituição em detrimento de outros são os diferenciais que ele apresenta – e isso tem tudo a ver com qualidade.
Em um primeiro momento, é importante fazer a devida distinção entre diferencial e pré-requisito. É fundamental entender que laudos de boa qualidade não são diferenciais, assim como uma coleta bem realizada – isso deve ser norma em todos os laboratórios.
Neste post, trataremos dos diferenciais, ou seja, de ações que vão além do arroz-com-feijão, aquelas das quais empresas que querem se destacar devem lançar mão para efetivamente fidelizar e conquistar cada vez mais clientes. Acompanhe!
Oferecer serviços diversificados
Quanto maior a cartela de serviços oferecidos, mais clientes são abrangidos pela instituição. Isso vale sobretudo para os laboratórios clínicos, que podem oferecer uma gama grande de exames. Fazer uma pesquisa para atender as demandas dos clientes da sua região é importante antes de decidir quais serviços oferecer, mas também é fundamental ter em mente a necessidade de uma estrutura física e de colaboradores capaz de abarcar todos esses procedimentos.
De nada adianta oferecer muitos serviços se a instituição não consegue realizá-los com excelência. Siga o planejamento estratégico da empresa e aja com cautela.
Atendimento humanizado
O atendimento humanizado consiste em uma série de medidas que visam proporcionar mais bem-estar aos pacientes, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico.
Esse cuidado é fundamental para promover uma experiência mais positiva às pessoas em atendimento, principalmente quando muitas delas estão passando por algum momento não muito agradável. É uma atitude que traz conforto e confiança aos pacientes e melhora o relacionamento deles com a instituição.
Temos um post completo sobre o tema aqui, que ensina como aplicar o atendimento humanizado em instituições de saúde.
Conte com uma equipe capacitada
De que adianta ter um protocolo de atendimento humanizado se sua equipe não está preparada para colocá-lo em prática?
Vale lembrar que isso vai muito além dos enfermeiros, biomédicos, médicos e demais profissionais da área da saúde – estamos falando de todos os colaboradores, da recepção aos serviços gerais, cada um com sua função específica e seu próprio protocolo de atendimento ao cliente.
É importante ressaltar que a capacitação da equipe tem grande influência dos líderes. Aqui, fizemos um post sobre o impacto da liderança na gestão da qualidade em instituições de saúde. Vale citar a liderança transformacional, que se dá através do trabalho em conjunto do líder e de sua equipe, que identificam uma mudança necessária e pensam juntos em uma forma de realizá-la. A intenção é criar uma visão e agir de acordo com a inspiração, além de dar mais espaço à criatividade na criação de soluções eficazes para problemas muitas vezes antigos. É importante para que a equipe atinja o auge de suas capacidades e habilidades.
Soluções tecnológicas
A verdade é que a tecnologia é uma grande aliada do setor da saúde, seja por oferecer soluções relativas a diagnósticos, seja por suas inúmeras outras aplicações.
Um sistema de gestão da qualidade, como o Quaent, é de grande valia para a qualidade em instituições de saúde.
O Quaent ajuda os gestores a padronizar os processos por meio da automação. O sistema possui diversos módulos, como Controle Interno da Qualidade, gestão de documentos, não-conformidades, gestão de pesquisa, gestão de satisfação do cliente (NPS), pesquisa de clima organizacional, gestão de risco, gestão de treinamentos e reuniões, gestão de auditoria e gestão de equipamentos analíticos.
O Quaent aposta na automação para facilitar a vida dos gestores. Quando automatizamos processos, temos mais tempo para nos dedicar a outras tarefas – e a qualidade é consequência disso.
Entre processos manuais e demorados e rapidez, segurança, eficácia e otimização do tempo, todos os gestores concordam que a segunda opção é muito melhor, não é? Nós também!
Além disso, não podemos deixar de mencionar o Concent, do qual o Quaent é uma vertical.
O Concent é o sistema laboratorial mais completo do mercado. O sistema é baseado no programa LIS (Laboratory Information System, ou Sistema de Informação para Laboratório), que conta com um controle total dos processos: atendimento, coleta, triagem, digitação, interfaceamento, liberação, entrega de resultado, recoleta, soroteca, faturamento – todos os processos com rastreabilidade completa e em conformidade com a RDC 302.
Tem dúvidas? Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (43) 99972-1632. Se gostou do post, não deixe de nos acompanhar também no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Esperamos você!