A importância dos líderes para a gestão da qualidade na saúde

abril 23, 2021

Quando pensamos em gestão da qualidade em instituições de saúde, o cenário ideal é que este seja um setor da empresa dedicado exclusivamente às funções relativas a essa gestão. 

Mas, mesmo que haja um profissional à frente da gestão da qualidade, cujo papel de liderança é fundamental para que o setor funcione bem, há também o gestor geral do laboratório, o principal líder na hierarquia da instituição.

Neste post, abordaremos como os líderes impactam a gestão da qualidade, e como o papel desses gestores é fundamental para que a empresa obtenha resultados positivos. Acompanhe!

O conceito de liderança transformacional

A liderança transformacional, também chamada de liderança carismática,surgiu em 1970, no livro Rebel Leadership: Commitment and Charisma in a Revolutionary Process, de James Downton. Resgatado e desenvolvido por James Burns, o conceito passou a ser amplamente utilizado para basear pesquisas de liderança no mundo todo.

A liderança transformacional se dá através do trabalho em conjunto do líder e de sua equipe, que identificam uma mudança necessária e pensam juntos em uma forma de realizá-la. A intenção é criar uma visão e agir de acordo com a inspiração, além de dar mais espaço à criatividade na criação de soluções eficazes para problemas muitas vezes antigos.

A transformação não se dá apenas no ambiente, nos processos ou em determinados aspectos da empresa, mas também – e principalmente – nas pessoas. Um líder transformacional, mais que apenas um gestor, é capaz de inspirar sua equipe e de caminhar ao lado dela, extraindo os pontos fortes de cada um dos colaboradores. Ainda que a hierarquia exista e deva ser respeitada, ela não é explícita, mas sutil.

Uma das grandes diferenças entre gestores e líderes transformacionais é que, enquanto os primeiros estão preocupados sobretudo com os resultados atingidos pela empresa, os segundos também se preocupam com o modo através do qual esses resultados serão atingidos. Para ele, é importante que, durante todos os processos, a equipe esteja se sentindo acolhida e participe das decisões.

Qualidades de um líder transformacional

A liderança transformacional se sustenta em quatro pilares: influência idealizada, estímulo intelectual, motivação inspiracional e consideração individualizada. Entenda:

  • Influência idealizada: este pilar se refere à capacidade do líder de liderar pelo exemplo. O líder transformacional se comporta como gostaria que sua equipe se comportasse. Além disso, não demanda coisas que não faria. Este elemento está intrinsecamente ligado à ética profissional.
  • Estímulo intelectual: o líder transformacional parte do princípio de que sua equipe é formada por colaboradores inteligentes e os estimula a pensar, a elaborar ideias e a pensar em soluções a partir da criatividade. Ele é capaz de calcular riscos e assumi-los e de transformar os colaboradores em agentes de inovação.
  • Motivação inspiracional: para o líder transformacional, a motivação parte da inspiração. Ele é uma figura apaixonada pelos projetos com os quais se envolve, o que o torna capaz de motivar sua equipe ao mesmo tempo em que a inspira e trabalha ao lado dela.
  • Consideração individualizada: ainda que todo o trabalho seja realizado em equipe, é importante considerar cada colaborador como um ser único e individual, com suas potências e limitações – e o líder transformacional é capaz de fazer esse gerenciamento muito bem, sem perder de vista cada profissional sob seu comando.

Liderança transformacional na qualidade

É importante ressaltar que a liderança transformacional exige a participação ativa dos gestores. Para isso, é preciso que eles tenham tempo para se dedicar ao trabalho e à equipe. 

Quando pensamos na qualidade das instituições de saúde, é necessário levar em consideração que o engajamento da equipe com os processos e os clientes é imprescindível – e esse engajamento depende da liderança para se concretizar e consolidar.

Líderes que lançam mão da liderança transformacional têm mais chances de conseguir envolver toda a equipe nos processos relativos à qualidade e, como disse Brocka, “sem trabalho em equipe, a gestão da qualidade acaba antes de começar”.

Para que os líderes tenham tempo e empenho para se dedicar a uma liderança baseada na inspiração e no trabalho em equipe, contar com um sistema de gestão da qualidade que automatiza processos e fornece informações em tempo real é fundamental. 

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