Aumentar a credibilidade de uma instituição de saúde, seja um hospital, clínica ou laboratório, é uma tarefa que exige conhecimento dos principais processos, avaliação das demandas e monitoramento dos fatores de sucesso.
Esse parâmetro, quando bem-sucedido, demanda por cuidados que visam manter a percepção positiva dos clientes, destacando a empresa perante os concorrentes e se tornando referência no mercado em termos de prestação de serviços e bom atendimento.
Por isso, é imprescindível levantar os principais fatores de sucesso, prevenir os percalços e monitorar os indicadores de efetividade e segurança no processo gerencial da instituição.
Quer saber como aumentar a credibilidade da sua instituição de saúde, especialmente em tempos de pandemia? Então, não perca as dicas que daremos a seguir!
Ofereça um atendimento eficiente e humanizado
Atender os clientes de forma respeitosa e condizente com o perfil clínico do indivíduo é condição essencial para a manutenção da empresa. Todavia, é preciso ir além dessas necessidades e fazer um acolhimento adequado.
Nesse sentido, os profissionais clínicos devem acolher o cliente, considerando sua necessidade biopsicossocial, selecionando as melhores estratégias de acompanhamento clínico e diagnóstico e confortando os indivíduos nas situações mais difíceis.
Além disso, a atenção voltada exclusivamente ao cliente, bem como a resolução dos problemas que sejam da alçada da equipe técnica e administrativa doa empresa, são pontos cruciais para o sucesso.
Peça (e valorize) a opinião dos clientes
A percepção dos clientes é um dos termômetros para avaliar o serviço. Para tanto, é importante fazer uma pesquisa de satisfação para identificar os pontos positivos que necessitam apenas de aperfeiçoamento e outros que carecem de mudanças significativas.
Redução de falhas nos processos
Falhas devem ser apuradas, corrigidas e evitadas, principalmente nas assistências a saúde que estão diretamente relacionada com a fatalidade. Enquanto alguns podem ser eliminados facilmente, outros aparecem de forma imprevisível.
Para o primeiro grupo existem diversas ferramentas referentes aos processos gerenciais, àqueles relacionados à otimização dos processos de gestão, uso aplicativos específicos e outros que facilitam a emissão online dos resultados laboratoriais, por exemplo.
Nesse contexto, é de responsabilidade de todos a implantação de rotinas eficientes, monitoramento de erros por meio de indicadores de segurança e programação contínua de medidas para sanar esses problemas.
Submeta a instituição à acreditação
O certificado de acreditação laboratorial é uma comprovação de atividades com nível de excelência tanto no âmbito gerencial quanto assistencial. Como se trata de algo opcional, aqueles gestores que desejam essa certificação, devem se preparar adequadamente.
Sendo assim, os gestores devem comunicar previamente o interesse pela acreditação, sensibilizar a equipe para se engajar nessa responsabilidade e elaborar um plano de ação para se preparar para a auditoria.
Após a adequação dos processos, é fundamental conscientizar a equipe para atender os auditores, mostrar a documentação comprobatória e prezar pelo alcance dos selos que tragam credibilidade à instituição.
Interaja nos canais digitais para criar proximidade
A relação social entre cliente e instituições de saúde vem se transformando na mesma velocidade em que se observam a imersão das novas tecnologias no mundo moderno. O que outrora era feito apenas pelo contato físico, atualmente se complementa pelas interações virtuais.
Sendo assim, é fundamental que a empresa interaja com seus clientes por meio de canais digitais para sanar uma dúvida simples, orientar sobre preparo de exames e criar espaço para sugestões e críticas.
A credibilidade da empresa pode ser ampliada virtualmente e alcançar espaços fora da atuação regional, o que impacta em boas percepções nacionais e fomenta as informações sobre os serviços.
Nesse sentido, considerando o acesso do indivíduo às redes sociais, é possível personalizar essa interação, facilitando a chegada da mensagem em tempo oportuno ao cliente.
Nesse caso, os lembretes em aplicativos de mensagem instantânea, ligações telefônicas, dentre outras ferramentas, são excelentes formas de contato com o cliente.
No entanto, é preciso instituir as boas práticas de interação virtual para não ferir os preceitos éticos, não expor demasiadamente as respostas dos usuários, bem como não influenciar negativamente na percepção do indivíduo.
Elabore o planejamento estratégico situacional
As ações que aumentam a credibilidade das instituições de saúde devem ser programadas, desenvolvidas, controladas e avaliadas para almejar novas oportunidades constantemente.
Para tanto, torna-se fundamental executar o planejamento estratégico situacional, proposta que visa levantar os pontos fortes e fracos da empresa, programar ações para melhorias e/ou mudanças nas rotinas.
A partir dessa estratégia, os gestores alcançarão as metas e continuarão em busca dos melhores resultados clínicos, humanísticos e econômicos como o objetivo de aumentar a confiabilidade na instituição de saúde.
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