Hoje, ao desenvolver uma boa estratégia para fidelizar clientes, o gestor precisa conhecer as expectativas do público, além de entender a nova realidade do mercado.
Quando falamos em fidelização de clientes em instituições de saúde, sejam elas clínicas, laboratórios ou hospitais, a crescente inovação tecnológica e o acesso fácil à informação fazem com que os clientes estejam cada vez mais exigentes e conscientes da sua importância para o setor. Por isso, para se destacar, é necessário sair do lugar comum e executar ações diferenciadas, que destacarão a empresa não apenas aos olhos dos clientes, mas também em relação à concorrência.
Neste post, separamos dicas especiais e certeiras quando o assunto é fidelização de instituições de saúde. Se sua intenção é conquistá-los e retê-los, acompanhe!
Atendimento humanizado
Diferentemente do que acontece em outras empresas, os clientes de instituições de saúde não chegam eufóricos ou animados para fazer uma coleta, retirar os resultados dos exames, ir a uma consulta, etc. Devido a isso, o atendimento aqui deve ser muito mais humanizado.
No atendimento humanizado o profissional se mostra mais disposto a ouvir e entender os questionamentos do cliente, utilizando um misto de empatia, ética e conhecimentos técnicos sobre a área de saúde.
É importante o diálogo transparente, escutar as opiniões e oferecer respostas condizentes a cada dúvida apresentada. E isso não deve se limitar ao primeiro atendimento – em toda a jornada do cliente, a metodologia de interação deve ser a mesma.
Facilidade no envio de receitas, laudos e resultados
Hoje, com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, os clientes esperam sempre maior facilidade na hora de receber seus resultados de exames, receitas médicas, laudos, etc. Afinal, no século XXI, a otimização do tempo é muito importante no dia a dia das pessoas.
Para fidelizar é preciso estar atento às exigências dos clientes. E, com certeza, a comodidade para conferir documentos é uma delas.
A tecnologia nesse ponto é a maior aliada que se pode ter. Contar com um sistema que seja capaz de automatizar esses envios é benéfico não apenas para os clientes, mas também para a própria instituição de saúde, que otimiza processos, diminui a ocorrência de erros e de retrabalho e aumenta a produtividade dos colaboradores.
Capacitação da equipe
Ainda que sejam feitos diversos investimentos em tecnologia e inserção de novos serviços, os resultados não serão efetivos se a empresa não contar com uma equipe preparada. E, no setor da saúde, desde o atendimento até os profissionais de saúde precisam estar bem capacitados.
Nesse sentido, é essencial investir em treinamentos específicos para cada grupo de trabalhador. O intuito é fazer com que os clientes se sintam diferenciados, e isso só será possível se o padrão de qualidade for alto durante toda a jornada.
O Quaent, sistema de gestão da qualidade para a saúde mais completo do mercado, possui um módulo dedicado à gestão de treinamentos e reuniões, que gerencia de forma eficaz todos os processos, capacitações e reuniões, aumentando o índice de produtividade da equipe. De forma ágil e fácil, o sistema fornece a rastreabilidade de todas as informações, desde o agendamento até a avaliação de eficácia.
Serviços de qualidade
A qualidade é um fator muito importante para o sucesso de uma instituição de saúde, não apenas por garantir que a empresa se destaque diante da concorrência, mas sobretudo para se certificar de que os serviços são prestados da melhor forma possível para os clientes.
O Quaent é a peça que falta para que você tenha controle sobre seus processos, saiba se eles são eficazes, consiga mensurar seus resultados, identificar e corrigir não conformidades, medir a satisfação dos clientes e organizar a capacitação da sua equipe.
O Quaent surgiu para facilitar a gestão da qualidade em todas as suas frentes. O sistema possui diversos módulos, como Controle Interno da Qualidade, gestão de documentos, não-conformidades, gestão de pesquisa, satisfação do cliente (NPS), pesquisa de clima organizacional, gestão de risco, gestão de treinamentos e reuniões, gestão de auditoria, gestão de equipamentos analíticos e avaliação de fornecedores, com benchmarking comparando seus indicadores com o mercado.
Satisfação do cliente
Para entender se as medidas adotadas e se o serviço prestado têm deixado os clientes satisfeitos e correspondem às expectativas deles, pesquisas de satisfação são fundamentais.
A metodologia NPS (Net Promoter Score) tem o objetivo de mensurar o grau de satisfação e lealdade de clientes.
Fred Reichheld, criador da NPS, percebeu que a pergunta “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa X a um amigo ou colega?” permitia medir de forma rápida a sensação do cliente em relação a empresa.
Temos um e-book completo e 100% gratuito sobre a metodologia NPS, e um dos módulos do Quaent é a gestão de satisfação do cliente. De forma totalmente automatizada, o Quaent envia a pesquisa de satisfação NPS ao seu cliente através do WhatsApp, SMS ou e-mail. O gestor obtém rapidamente essas informações organizadas por empresa e filial.
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