Tudo o que você precisa saber sobre marketing na saúde

março 31, 2021

Desenvolver o marketing nas instituições de saúde é tão essencial quanto prezar pelas boas práticas relativas a elas. Além de ser muito importante para fidelizar os clientes, representa também uma vantagem competitiva em relação à concorrência, uma vez que o intuito do marketing é manter os clientes bem informados sobre os serviços prestados nas instituições e suas vantagens em relação às demais. 

As aplicações do marketing na saúde

Quando falamos em marketing para instituições de saúde, nos referimos essencialmente à divulgação das atividades realizadas no contexto da instituição, considerando os aspectos éticos envolvidos, o custo para implantação e a mensuração dos indicadores de desempenho dessa proposta.

A partir dessa análise, os gestores poderão desenvolver estratégias para ampliar o acesso dos clientes à instituição por meio de mensagens em redes sociais, jornais, revistas, divulgação em rádios, panfletagem ou parcerias firmadas com outras empresas.

Destaca-se que o marketing deve primar por mensagens objetivas, de preferências direcionadas ao público-alvo, com estratégias que suscitam a curiosidade ou interesse por utilizar os serviços anunciados. Devem descrever também os procedimentos e as condições para realizá-lo.

Etapas para estabelecer uma estratégia de marketing bem-sucedida

  • Conheça o público-alvo

O marketing de qualquer instituição, seja ou não da área da saúde, deve começar analisando o público-alvo em potencial, que podem ser os clientes, profissionais ou grandes empresas. 

Para alcançar pessoas que buscam os serviços prestados pela instituição, ou seja, clientes em potencial, as mensagens devem ser divulgadas em redes sociais, rádio e televisão e quaisquer meios de comunicação com alto potencial de aderência.

Para despertar a atenção dos profissionais de saúde, caso a instituição queira expandir sua equipe, por exemplo, é preciso trabalhar com uma linguagem mais apurada, utilizando termos científicos, destacando os equipamentos existentes e as propostas rápidas das quais a instituição lança mão.

As grandes empresas são potenciais clientes no sentido de formalizarem para seus funcionários convênios coletivos, direcionados a realização de exames admissionais, demissionais e periódicos, no caso dos laboratórios, por exemplo. Constituem também uma porta de entrada para indicação desses serviços laboratoriais aos seus familiares e amigos.

  • Estabeleça mensagens objetivas

Após avaliar as características do público-alvo, é preciso elaborar materiais informativos e úteis para essas personas. Em alguns casos, pode ser interessante criar modelos diferenciados para cada um, a fim de direcionar a forma de conquistar o cliente.

Nesse conteúdo, devem ser abordados itens como os diferenciais da empresa, certificações já alcançadas, serviços contemplados, equipamentos de última geração existentes e modalidades de emissão dos resultados de exames.

Além disso, deve-se atentar para a linguagem coerente do texto, conferindo erros de digitação, semântica e dupla interpretação antes de realizar a impressão em grande quantidade ou disseminar nos canais de rádio, televisão e internet.

  • Capacite seus colaboradores

O processo de capacitação dos colaboradores deve envolver, primeiramente, a liderança do gestor para abordar sobre o conhecimento do fluxo de atendimento, avaliação da viabilidade da amostra, processamento do exame e emissão do resultado.

É fundamental que a equipe entenda os processos cruciais da rotina para enfatizar essas informações aos clientes com conhecimento de causa, pois a insegurança deles pode gerar dúvidas no público. 

Além disso, os colaboradores podem esclarecer determinados processos aos clientes, enfatizando os diferenciais da empresa, de forma que eles se sintam satisfeitos por tê-la escolhido.

Devem também tratá-los sempre com educação, cortesia e proatividade, principalmente na resolução de eventuais obstáculos que possam surgir.

  • Distribua brindes úteis

A distribuição de brindes ainda é uma ferramenta efetiva nos dias de hoje, mas deve ser avaliada cuidadosamente para evitar desinteresse e desperdício de recursos financeiros com a aquisição de grande quantidade de unidades para dispensação sem serventia.

Sendo assim, é aconselhável investir em brindes úteis para o dia a dia como canetas, marcador de texto de papel, viseiras de plástico, garrafinhas de água e outros conforme a necessidade do cliente e os recursos financeiros disponíveis.

  • Aposte na comunicação digital

Em tempos de redes sociais, é fundamental a inclusão da empresa nesse nicho em constante crescimento, com o objetivo de aumentar o número de seguidores e de potenciais clientes, bem como avaliar o serviço prestado.

Para tanto, é imprescindível que um especialista faça a administração das contas nas redes sociais, avalie quais postagens são mais relevantes e ranqueadas nesse meio e analise a aceitação dos público com os conteúdos inseridos.

Todavia, é preciso considerar os preceitos éticos da profissão médica sobre a proibição da disseminação de valores dos procedimentos, postagens que fazem exposição dos dados dos clientes, entre outras questões.

  • Realize um atendimento humanizado

O marketing nas instituições de saúde deve refletir as principais atividades da empresa, bem como disseminar a missão e os valores incorporados pelos colaboradores e demonstrar um bom clima organizacional.

Dentro desses preceitos se enquadra a assistência humanizada ao cliente, considerando o acolhimento do indivíduo, desde o atendimento até  o esclarecimento de dúvidas para melhorar o relacionamento com o cliente.

Se as impressões forem positivas, esses indivíduos divulgarão para seus amigos e familiares, de forma espontânea e imparcial, por meio do famoso “boca a boca”, estratégia ainda eficiente nos dias de hoje.

O marketing é uma ferramenta necessária atualmente, mas deve refletir a máxima organização da empresa, o atendimento às exigências sanitárias e aos conselhos profissionais, além de prezar pela eficiência no atendimento. Por esse motivo, é fundamental investir em estratégias diferenciadas e avaliar a implantação a longo prazo.

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