Pontos de atenção para quem busca acreditações e certificações

março 10, 2021

Instituições de saúde que buscam excelência nos serviços que prestam, sobretudo através da implantação de um setor de gestão da qualidade que seja capaz de coordenar todos os processos relativos ao assunto, devem se esforçar para conquistar acreditações e certificações do setor. 

Certificações e acreditações são, ao mesmo tempo, um meio e um fim: um meio para conseguir reconhecimento tanto dos órgãos competentes quanto dos clientes e um fim no sentido de que há um longo caminho a ser percorrido para se obter os certificados e os selos de acreditação.

Dito isso, há alguns pontos aos quais as instituições de saúde devem se atentar para conseguir esses reconhecimentos. Ainda que as certificações e acreditações sejam diferentes para empresas que prestam serviços diferentes (laboratórios têm suas normas e certificados específicos, hospitais têm outros, ambulatórios têm outros e assim sucessivamente), há normas gerais referentes à gestão na saúde nas quais se deve prestar atenção. Neste post, destacamos algumas delas. Confira!

Gestão de documentos

Toda instituição de saúde possui um alto volume de documentos, tanto internos quanto relativos aos clientes. O primeiro passo para ser certificado e acreditado é geri-los de forma eficiente, otimizada e prática, uma vez que as entidades que concedem certificações e acreditações . 

Para isso, é fundamental que manuais, regimentos, atas, códigos de ética e conduta e até mesmo uma simples lista de presença sejam armazenados seguramente e acessados facilmente – isso é muito mais complicado se sua instituição ainda aposta em processos sem padronização e tarefas manuais. 

Ainda que tenhamos um post específico e completo sobre como a tecnologia pode ser uma importante aliada da gestão de documentos, vale reforçar que o Quaent, sistema de gestão da qualidade mais completo do mercado, possui um módulo dedicado à gestão deles, que possibilita o controle total do processo de elaboração, revisão, edição e aprovação dos documentos, além dos históricos de cada fase dos documentos e de permissões e visualizações. O módulo também permite a emissão automática da lista mestra de forma fácil e atualizada e oferece o histórico de leitura dos documentos e um dashboard dinâmico.

Gestão de risco

Outro ponto essencial quando se está percorrendo o caminho para ser certificado e acreditado é a gestão de riscos. 

Mapear e monitorar riscos relativos à rotina da empresa significa trabalhar preventivamente para garantir a segurança dos clientes e dos processos e dados internos. Quando falamos em gestão de risco, nos referimos à identificação, avaliação e tomada de medidas voltadas à prevenção e/ou gerenciamento de riscos clínicos, administrativos, ocupacionais, financeiros, estruturais, jurídicos, operacionais e de reputação.

Para as entidades de certificação e acreditação, este é um ponto importante, visto que a gestão de riscos está intimamente ligada à segurança dos clientes. 

Este é outro ponto no qual o Quaent pode ajudar. O módulo de gestão de riscos conta com matriz de probabilidade x impacto, uma ferramenta visual que possibilita ver rapidamente quais são os riscos que devem receber mais atenção, o que torna o engajamento e a compreensão dos colaboradores muito mais fáceis, bem como a tomada de decisão por parte dos gestores muito mais assertiva.

Gestão de não-conformidades

As não-conformidades acontecem quando, em linhas gerais, a instituição de saúde não atende a um requisito pré-estabelecido, seja ele externo (normas ISO, por exemplo) ou interno (relativo a processos determinados pela própria empresa). 

É claro que as não-conformidades afetam imensamente a qualidade dos serviços prestados, portanto afetam também a possibilidade de conseguir certificações e acreditações. É importante que os gestores e colaboradores do laboratório, clínica ou hospital estejam cientes das não-conformidades identificadas para que possam solucioná-las o quanto antes – e é igualmente importante que se aprenda com elas para que não voltem a ocorrer.

O Quaent conta com um módulo de não-conformidades que possibilita a abertura de ocorrências por todos os usuários e a classificação das ocorrências por tipo determinado, além de possuir notificação automática dos envolvidos, vínculo de ação corretiva, plano de ação com as NC’s e total controle das ações em todas as etapas. O módulo também conta com dashboard instantâneo de indicadores, possui vínculo da NC com o módulo de gestão de risco e rastreabilidade total das informações.

Se a sua instituição de saúde está à procura de certificações e acreditações que atestem a qualidade dos serviços prestados, o Quaent certamente pode te ajudar! 

Um sistema de gestão da qualidade intuitivo, ágil e completo é certamente um aliado importante de quem busca reconhecimento e consolidação no mercado. Entre em contato conosco pelo e-mail contato@quaent.com.br para conhecer todas as nossas soluções! Para testar o Quaent GRATUITAMENTE, clique aqui e preencha o formulário!

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