Como otimizar processos através da gestão da qualidade

junho 30, 2021

A gestão de processos em instituições de saúde não é simplesmente uma vantagem competitiva, mas um requisito para que a empresa opere em sua capacidade total.

Sempre falamos aqui que falar em gestão da qualidade é falar em otimização dos processos. Mas como isso é feito? Esta é a principal pergunta respondida neste post. Acompanhe e aproveite as dicas!

Dicas para otimizar a sua gestão de processos

Vamos às dicas de gestão de processos que podem inspirar você a começar uma revolução nos seus processos de análise.

Levando em conta que menos da metade dos laboratórios de diagnóstico do país contam com controles internos de qualidade, por exemplo, ainda que seja um pré-requisito estabelecido na RDC 302/2005, traçar esse mapa de otimização hoje é colocar o seu negócio à frente da concorrência. Confira as nossas sugestões:

Padronize os processos

Para iniciar um controle desse tipo em uma instituição de saúde, é essencial medir e comparar resultados ao longo do tempo — eles são capazes de demonstrar as etapas mais problemáticas e a evolução da sua nova gestão de processos.

A questão é: para medir e comparar dados com pertinência, você precisa de um padrão entre eles. Por isso, o primeiro passo é padronizar e estruturar todos os processos que envolvem o sucesso desse tipo de negócio.

Isso significa redesenhar as etapas das tarefas administrativas e de atendimento aos clientes de forma a integrar os dois campos. Assim, a empresa ganha tempo, evita desperdícios e tem indicadores confiáveis do seu progresso comparado ao dos concorrentes.

Automatize os processos

Com o funcionamento da empresa bem mapeado, fica fácil descobrir quais são as tarefas administrativas que podem ser automatizadas para agilizar o atendimento e facilitar a sua gestão.

São pequenas alterações na rotina que somam para dar mais agilidade e confiabilidade à operação de seu negócio.

Automação é a migração de processos feitos manualmente por uma equipe para um sistema capaz de realizá-los sem necessidade de interação humana.

Em se tratando dos laboratórios clínicos, não podemos deixar de mencionar o Concent, sistema do qual o Quaent é uma solução vertical, o mais completo sistema de gestão laboratorial do mercado. Ele automatiza os principais processos administrativos e clínicos relacionados aos laboratórios de análises clínicas, veterinárias e de imagem, e tem a medida certa para atender empresas de diversos portes. Confira o site aqui.

Busque eficiência de recursos

Essa é a hora de entrar a sua capacidade como gestor. Automatizando os processos mais rotineiros e tendo um desenho completo de como é o fluxo de atendimento na instituição, fica fácil encontrar onde estão os desperdícios e saber como a empresa pode produzir o mesmo tanto (ou até mais) gastando menos.

Essa economia pode vir do investimento em tecnologia, do remanejamento de pessoal ou de mudanças simples no funcionamento das tarefas. Podem parecer detalhes, mas são pontos a serem melhorados que ficam aparentes em uma gestão eficiente. Tudo isso, quando somado no fim do mês, faz uma diferença considerável no orçamento.

Capacite a sua equipe

Mesmo com a automatização cada vez maior no mercado, o ser humano é um fator indispensável. Portanto, a qualidade da sua instituição de saúde sempre vai depender da capacidade dos seus colaboradores.

Aqui não estamos falando apenas de formação profissional. Os colaboradores do futuro são pessoas capacitados para incluir tecnologia no seu dia a dia naturalmente. São trabalhadores proativos e que cultivam um pensamento inovador. Quando você incentiva sua equipe a buscar soluções novas para problemas antigos, a empresa deixa de ser reativa para se tornar uma referência.

Invista em um sistema de gestão da qualidade

O Quaent, sistema de gestão da qualidade mais completo da saúde, é capaz de ajudar os gestores com todas as dicas citadas acima, além de fazer muito mais!

O Quaent foi pensado e planejado com um propósito: ajudar gestores de instituições de saúde a descomplicar o setor de qualidade, atingindo e mantendo altos padrões. Isso está intrinsecamente ligado à eficiência e a eficácia dos processos, que devem ser otimizados para que esses padrões sejam atingidos.

No Quaent, você encontra tudo o que precisa para gerir o setor de qualidade da sua instituição de saúde de forma descomplicada e eficiente. Entre os recursos, o Quaent conta com o controle interno da qualidade, que oferece análises de múltiplos controles baseados nas Regras de Westegard e aplicação da metodologia Six Sigma, alertas e análises das regras estabelecidas individualmente, cálculo automático dos resultados próprios da sua empresa, resultados individuais de incerteza de medição, resultados de forma interfaceada, dashboard dinâmico das principais não-confomidades, rastreabilidade total dos processos e backup e armazenamento de forma segura.

Você pode testar o sistema gratuitamente clicando aqui.

Gostou deste post? Temos certeza de que você aproveitará os conteúdos que produzimos! Não deixe de nos seguir no FacebookInstagramLinkedIn e YouTube. Esperamos você!

>