Como aplicar o atendimento humanizado em instituições de saúde

julho 7, 2021

Você sabe o que é atendimento humanizado? Ele consiste em uma série de medidas que visam proporcionar mais bem-estar aos clientes, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico.

Esse cuidado é fundamental para promover uma experiência mais positiva às pessoas em atendimento, principalmente quando muitas delas estão passando por algum momentos delicados. É uma atitude que traz conforto e confiança aos clientes e melhora o relacionamento deles com a instituição.

Em se tratando de qualidade, é fundamental. O atendimento humanizado está diretamente relacionado à qualidade dos serviços prestados e à satisfação dos clientes, e é importante para garantir que a instituição está fazendo seu trabalho da melhor maneira possível quando se trata da relação com os clientes.

Neste post, listamos algumas dicas para instituições que querem humanizar o atendimento que prestam. Confira abaixo!

Garanta uma ótima estrutura física

Ao contrário do que acontece em outros tipos de empresas, os clientes de instituições de saúde não comparecem às unidades porque querem, mas porque precisam. Grande parte deles tem de negociar horários no trabalho, levantar mais cedo que o habitual ou fazer inúmeras outras mudanças em sua rotina.

Por isso, sua instituição deve garantir que ele se sinta confortável e assistido. Tenha um ambiente de espera climatizado, com cadeiras confortáveis e uma quantidade suficiente de atendentes nos horários de pico. Sirva água, café e até mesmo um lanche para os clientes que precisaram fazer jejum, no caso dos laboratórios clínicos.

Forneça todas as informações corretamente

No caso dos laboratórios, nem todas as pessoas conhecem os procedimentos de uma coleta de sangue ou de fezes e urina, por mais comuns que eles sejam. Além disso, outros tipos de exames, como os de imagem, geram muitas dúvidas e inseguranças.

Nos hospitais, determinados procedimentos também podem trazer inseguranças aos clientes. É importante que os colaboradores estejam preparados para dar as orientações corretas desde os procedimentos de preparação até a liberação dos resultados. Assim, os clientes se sentem mais seguros e a instituição transmite mais confiança e seriedade.

Preste um atendimento individualizado

Para prestar um atendimento humanizado eficiente, os clientes devem ser tratados como únicos e especiais. O primeiro ponto é tornar o atendimento mais próximo deles, chamando-os sempre pelo nome, ouvindo-os com bastante atenção e olhando nos olhos ao conversar.

O segundo ponto é prestar a devida atenção a cada um. Isso significa que não basta decorar o nome e sorrir. Os profissionais devem verdadeiramente se interessar por cada um deles e demonstrar isso ao longo do atendimento. Esses cuidados fazem as pessoas se sentirem importantes.

Respeite o cliente em todos os âmbitos

O respeito deve ser um dos pilares que sustentam as instituições de saúde. As pessoas que ali estão são mais que clientes, são seres humanos que estão cuidando de sua saúde. Os colaboradores têm o dever de ser educados e respeitosos em qualquer tipo de procedimento.

Nos laboratórios, por exemplo, se o cliente tem medo de agulha e não está preparado para fazer a coleta, respeite seu tempo. Atenda outro cliente enquanto ele se aquieta, ofereça ajuda, converse com calma, explique as implicações e tente convencê-lo, mas não o obrigue a fazer nada que ele não queira. Isso vale para qualquer situação.

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