Você certamente já ouviu falar em gestão da qualidade, assim como em controle da qualidade. Gerir e controlar parecem sinônimos (e, em muitos casos, podem ser utilizados como tal, apesar de conceitualmente não serem), mas, quando falamos em qualidade, especialmente em instituições de saúde, há uma diferença entre os dois conceitos. Falaremos delas abaixo.
Gestão da qualidade
Quando nos referimos à gestão da qualidade, estamos falando do alinhamento e da padronização dos processos internos e externos da empresa. O objetivo de gerir a qualidade é se certificar de que todos os produtos/serviços atendem às expectativas dos clientes e do mercado, além de estar em concordância com a legislação referente ao setor.
De maneira geral, a gestão da qualidade se volta a entregar confiabilidade e zero defeito, além de prezar por conceitos como total satisfação do cliente, gestão participativa, gestão e desenvolvimento de recursos humanos, propósito, constância, melhoria contínua, garantia da qualidade e controle de processos.
Diferente do controle da qualidade, sobre o qual falaremos abaixo, a gestão da qualidade lança mão de uma visão macro da qualidade, e serve como base para estabelecer princípios e processos que vão nortear a implantação do setor da qualidade na instituição de saúde, ou, nas instituições em que o setor já existe, serve para dar direcionamento à empresa.
Para garantir a qualidade, é fundamental que a empresa atenda às normas vigentes das legislações de qualidade. Elas são um exemplo da gestão da qualidade na prática, uma vez que propõem preceitos do que a qualidade deveria ser, além dos requisitos para alcançá-la.
Controle da qualidade
O controle da qualidade, por sua vez, está relacionado ao monitoramento final dos produtos/serviços. O intuito é observar a consistência a qualidade, ou seja, como o próprio nome sugere, controlar para que os padrões de qualidade atingidos se mantenham.
O controle da qualidade é um braço gerencial do setor, focado na operacionalização dos processos e princípios estabelecidos na gestão da qualidade. O objetivo é controlar os processos relativos à satisfação e às expectativas dos clientes, além de executar o método e utilizar as ferramentas estabelecidas pela gestão da qualidade.
A qualidade é uma coisa só!
Ainda que gestão e controle da qualidade sejam frentes diferentes, a qualidade é uma coisa só, formada por pilares que sustentam seu principal propósito: o crescimento e o aprendizado organizacional voltados para a satisfação dos clientes e baseados em processos definidos e em conformidade com as normas específicas.
O Quaent foi pensado e desenvolvido para ajudar gestores com todos os processos relativos ao setor da qualidade, da gestão ao controle.
O sistema possui diversos módulos, como Controle Interno da Qualidade, gestão de documentos, não-conformidades, gestão de pesquisa, satisfação do cliente (NPS), pesquisa de clima organizacional, gestão de risco, gestão de treinamentos e reuniões, gestão de auditoria, gestão de equipamentos analíticos e avaliação de fornecedores, com benchmarking comparando seus indicadores com o mercado.
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