Uma empresa é formada por pessoas – este é um fato. Mas, dentro dela, existem diversos setores, e cada um deles tem suas particularidades. A qualidade, por exemplo, é naturalmente um setor de grande participação dos colaboradores, que envolve o comportamento humano mais do que qualquer coisa.
Isso pode ser positivo ou negativo – tudo depende do grau de engajamento dos colaboradores. Se eles são engajados no planejamento, no estabelecimento e na execução dos processos, se estão a par dos manuais e indicadores utilizados, se executam suas funções com comprometimento e estão engajados na causa, certamente os resultados serão positivos.
Se, ao contrário, as pessoas estão apenas ali cumprindo suas tarefas no “modo automático”, sem que haja alinhamento com a intenção, os valores e a cultura da instituição, sem entusiasmo e engajamento, certamente a qualidade não irá para frente, afinal, ela está diretamente relacionada ao modus operandi da equipe.
Motivos pelos quais não há engajamento por parte da equipe – e como engajá-la
A falta de engajamento da equipe na qualidade pode se dar por diferentes motivos.
O primeiro e mais comum deles é a falta de compreensão em relação à qualidade como um setor que vai muito além das burocracias envolvidas para conseguir uma certificação, por exemplo, ou que serve apenas para conseguir elevar a reputação da instituição e atender aos interesses dos gestores.
É preciso que os colaboradores entendam o que é a qualidade e por que ela é importante. Cabe aos gestores realizar a “venda interna” do setor, focados em dar sentido aos processos envolvidos. Vale ressaltar que cada colaborador tem suas particularidades, portanto é fundamental que elas sejam levadas em consideração neste processo.
Outro fator que impede o engajamento dos colaboradores com a qualidade é a complicação. Mesmo que faça sentido, muitas vezes a qualidade é vista como um emaranhado de processos complicados. Neste caso, há duas possibilidades: pode ser que não haja ainda a compreensão total por parte dos colaboradores, e então é necessário ter paciência para reexplicar, ponto a ponto, como funcionam os processos; por outro lado, pode ser que eles sejam de fato complicados, e cabe à gestão descomplicá-los da melhor forma possível.
Uma terceira causa digna de nota de uma possível falta de engajamento com a qualidade é a cultura da punição, que muitas vezes impera diante da cultura do feedback construtivo. Como as práticas da gestão da qualidade podem estar associadas a coisas negativas, como não-conformidades, pode ser que gestores lancem mão de ações punitivas ou coercitivas. Neste caso, é fundamental prezar pelo feedback construtivo e, mais que isso, instrutivo. Cabe aos gestores orientar, instruir e estimular a equipe para que corrijam o que devem e aprendam a maneira certa de se realizar suas respectivas tarefas.
Aposte na tecnologia para facilitar a rotina
Como dissemos acima, muitas vezes é a falta de entendimento sobre a qualidade e a abundância de processos complicados que desengaja os colaboradores.
Um sistema de gestão da qualidade pode eliminar esses motivos. Além de automatizar os processos, o Quaent, sistema de gestão da qualidade mais completo do mercado, conta com módulos específicos para gerir todos os pontos importantes do setor da qualidade: controle interno da qualidade, gestão de documentos, não conformidades, gestão de pesquisa, gestão de satisfação do cliente (NPS), pesquisa de clima organizacional, gestão de riscos, gestão de treinamentos e reuniões, gestão de auditoria e gestão de equipamentos analíticos.
A partir do momento em que todos esses processos são feitos de forma automática, a rotina da equipe é imensamente otimizada, bem como a realização dos processos e o controle dos dados e informações. Dessa forma, os colaboradores têm mais tempo para compreender e se engajar com a qualidade – e estes são apenas alguns dos benefícios de um sistema de gestão oferece.
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