6 passos para aumentar a credibilidade da sua instituição de saúde

janeiro 20, 2021

Aumentar a credibilidade da sua instituição de saúde, seja ela um laboratório, hospital ou clínica, é uma tarefa que exige conhecimento dos principais processos, avaliação das demandas e monitoramento dos fatores de sucesso.

Esse parâmetro, quando bem-sucedido, exige cuidados que visam manter a percepção positiva dos clientes e seus familiares, destacando a empresa da concorrência.

Por isso, é imprescindível levantar os principais fatores de sucesso, prevenir os percalços e monitorar os indicadores de efetividade e segurança no processo gerencial da sua instituição de saúde.

Destacamos, neste post, seis passos importantes para aumentar e manter a credibilidade da sua empresa. Confira!

1 – Ofereça um atendimento eficiente e humanizado

Atender os clientes de forma respeitosa e condizente com o perfil clínico de cada um é condição essencial para a manutenção da instituição de saúde. Mas é preciso ir além dessas necessidades básicas e oferecer o acolhimento adequado.

Nesse sentido, os profissionais devem amparar os clientes, considerando sua necessidade biopsicossocial, selecionando as melhores estratégias de acompanhamento clínico e diagnóstico e confortando os indivíduos nas situações mais difíceis.

Além disso, a atenção voltada exclusivamente ao cliente, bem como a resolução dos problemas que sejam da alçada da equipe técnica e administrativa da empresa, são pontos cruciais para o sucesso.

É importante salientar que instituições de saúde por vezes fazem parte de momentos delicados na vida dos clientes, portanto o atendimento humanizado é de fundamental importância não apenas para a credibilidade, mas também para prezar pela saúde mental de cada um deles.

2 – Peça (e valorize) a opinião dos clientes

A percepção dos clientes é um dos termômetros para avaliar o serviço. Para tanto, é importante fazer uma pesquisa de satisfação para identificar os pontos positivos que necessitam apenas de aperfeiçoamento e outros que carecem de mudanças significativas. 

O Quaent possui dois módulos que podem ajudar os gestores com isso: gestão de pesquisa e gestão de satisfação do cliente (NPS). Com o módulo de gestão de pesquisa, você poderá incluir as suas perguntas favoritas para acompanhar a evolução da sua empresa. O Quaent envia essa pesquisa de forma automática aos seus clientes e, ao receber as respostas, ele mesmo as tabula e entrega a você em forma de gráficos, otimizando cada vez mais o tempo da sua equipe.

O módulo de gestão de satisfação do cliente, por sua vez, permite que o Quaent envie a pesquisa de satisfação NPS ao seu cliente através do WhatsApp, SMS ou e-mail. Você obtém rapidamente essas informações organizadas por empresa e filial.

3 – Redução de falhas nos processos 

Falhas devem ser apuradas, corrigidas e evitadas, principalmente nas assistências à saúde que estão diretamente relacionadas com a fatalidade. Enquanto alguns erros podem ser eliminados facilmente, outros aparecem de forma imprevisível.

Para o primeiro grupo existem diversas ferramentas referentes aos processos gerenciais, aqueles relacionados à otimização dos processos de gestão, uso de aplicativos específicos e outros que facilitam a emissão online dos resultados de exames no caso dos laboratórios, por exemplo.

Nesse contexto, é de responsabilidade de todos a implantação de rotinas eficientes, monitoramento de erros por meio de indicadores de segurança e programação contínua de medidas para sanar esses problemas.

4 – Submeta a instituição à acreditação

O certificado de acreditação é uma comprovação de atividades com nível de excelência tanto no âmbito gerencial quanto assistencial. Como se trata de algo opcional, aqueles gestores que desejam essa certificação devem se preparar adequadamente.

Sendo assim, os gestores devem comunicar previamente o interesse pela acreditação, sensibilizar a equipe para se engajar nessa responsabilidade e elaborar um plano de ação para se preparar para a auditoria.

Após a adequação dos processos, é fundamental conscientizar a equipe para atender os auditores, mostrar a documentação comprobatória e prezar pelo alcance dos selos que trazem credibilidade à instituição.

Temos um e-book gratuito e completo sobre a acreditação laboratorial, que você pode baixar aqui

5 – Interaja nos canais digitais para criar proximidade

A relação social entre clientes e instituições de saúde vem se transformando na mesma velocidade em que se observa a imersão das novas tecnologias no mundo moderno. O que outrora era feito apenas pelo contato físico, atualmente se complementa pelas interações virtuais.

Sendo assim, é fundamental que sua empresa interaja com os clientes por meio de canais digitais para sanar uma dúvida simples, orientar sobre preparo de exames e criar espaço para sugestões e críticas.

A credibilidade da instituição pode ser ampliada virtualmente e alcançar espaços fora da atuação regional, o que impacta em boas percepções nacionais e fomenta as informações sobre os serviços.

Nesse sentido, considerando o acesso do indivíduo às redes sociais, é possível personalizar essa interação, facilitando a chegada da mensagem em tempo oportuno ao cliente.

Nesse caso, os lembretes em aplicativos de mensagem instantânea, os serviços de SMS, ligações telefônicas, entre outras ferramentas, são excelentes formas de contato com os clientes.

No entanto, é preciso instituir as boas práticas de interação virtual para não ferir os preceitos éticos, não expor demasiadamente as respostas dos usuários, bem como não influenciar negativamente a percepção do indivíduo. Fique atento a isso!

6 – Elabore o planejamento estratégico situacional

As ações que aumentam a credibilidade da sua instituição devem ser programadas, desenvolvidas, controladas e avaliadas para almejar novas oportunidades constantemente.

Para tanto, torna-se fundamental executar o planejamento estratégico situacional, proposta que visa levantar os pontos fortes e fracos da empresa, programar ações para melhorias e/ou mudanças nas rotinas.

A partir dessa estratégia, os gestores alcançarão as metas e continuarão em busca dos melhores resultados clínicos, humanísticos e econômicos com o objetivo de aumentar a confiabilidade dos clientes para com a empresa.

No entanto, muitos gestores não conseguem executar todas essas atividades, comprometendo a qualidade da assistência. 

Por isso é tão importante ter um setor destinado à qualidade dentro da sua instituição e, mais que isso, contar com a tecnologia para ajudar neste processo. O Quaent surgiu exatamente para isso: descomplicar a qualidade e facilitar a rotina da equipe. 

Na nossa página principal, você confere todos os detalhes sobre os módulos do sistema, além de poder testá-lo gratuitamente. Aproveite para nos acompanhar no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Esperamos você!

>